2º Dia: Tem início as sessões de trabalhos

28 de Julho de 2010 às 21:11 por Rosana Manzini | Postado em: ROSANA
| Comentários (0)

Domingo – 2º Dia

Os dias tem sido lindos, ar frio de montanha no início da manhã e forte calor a partir da metade da manhã. O domingo não foi diferente. Iniciamos com a nossa já habitual caminhada matinal. Tivemos uma mesa-redonda, com dois moralistas e um historiador, apresentando alguns enfoques de Trento relacionando com o presente. Destaco a teóloga alemã da Universidade de Tubinga, que trabalhando as categorias do Orgulho e da Vergonhatocou com palavras as chagas que fere a toda Igreja. Outro destaque para o teólogo africano que fez uma análise profundamente dolorosa da questão moral e a história. Hoje o dia nos convidava a ver o passado. O dia foi encerrado com a celebração eucarística na catedral de Trento, um dos lugares onde o concilio se realizou. Me causou um sentimento de pertença histórica. Poder participar de uma celebração no mesmo lugar, onde em 1545 0 anos, ocorreu um fato de grande relevância para a Igreja, não poderia deixar de nos emocionar. A eucaristia foi concelebrada por 4 arcebispos. O Arcebispo de Trento Mons. Luigi Bressan é de uma simpatia e humildade comovente. Tivemos a oportunidade de encontrá-lo na praça da catedral e conversarmos. Ele morou no Brasil por 1 ano e fala correntemente o português. Terminamos a noite com uma boa pizza e reunião dos brasileiros.


Fotos da Abertura Oficial do Congresso

às 20:52 por Rosana Manzini | Postado em: ROSANA
| Comentários (0)

Posto aqui algumas fotos da abertura.

Dom Bruno Forte, bispo e um dos maiores teólogos sistemáticos da atualidade

o grande público formado por 578 teólogos e teólogas moralistas

Centro Santa Chiara

Cocktail nos jardins do Castello del Buon Consiglio

Castello del Buon Consiglio

1º dia do Congresso Internacional de Teologia Moral

às 20:17 por Rosana Manzini | Postado em: ROSANA
| Comentários (0)

As vezes planejamos tudo porém nem sempre conseguimos realizar. Tinha pensado em diariamente postar o dia da dia do Congresso de Teologia Moral, mas não tínhamos acesso a internet no local dos encontros e nem nos dormitórios. Mesmo assim posto agora o que aconteceu nesse extraordinário encontro de moralistas.

1º dia – sábado: Pe. Mario Marcelo e eu chegamos as 21,15 da sexta-feira em Trento, chovia. Viemos diretamente para o Studentato San Bartolomeo onde ficamos hospedados. Este lugar é um complexo de quartos destinados aos estudantes da Universidade de Trento. Lugar lindíssimo porém o calor nos quartos era enorme. Mas o cansaço venceu o calor.

Acordamos cedo e encontramos, já no café da manhã, outros brasileiros e brasileiras também eles professores e professoras de teologia moral em diversas faculdades de todo Brasil. Rumamos para o centro Santa Chiara, meia hora de caminhada, onde deveriamos pegar nossos crachás de identificação. O Congresso promoveu ainda na parte da manhã deste sábado um tour guiado pela cidade de Trento. Fizemos o percurso que os bispos conciliares realizaram quando do Concilio de Trento. A tardezinha teve então a abertura solene com três conferencistas entre eles o bispo e teólogo Bruno Forte que proferiu uma reflexão extraordinária como era de se esperar. Após fomos brindados com um coquetel realizado no Castelo del Buon Consiglio.

Profª Maria Ines, diretora do Instituto de Juiz de Fora e Pe. Transferetti, professor da PUC-Campinas

a direita Prof. Pe. Nilo Ribeiro, sj da FAJE de Belo Horizonte. Ao centro o grande moralista alemão Pe. Klaus Demmer. Pe. Demmer foi nosso professor na Universidade Gregoriana - Roma

da esquerda à direita: Pe. Humberto, coordenador da pós-graduação do PIO XI; Pe. Mario Marcelo,scj, Faculdade Dehoniana; eu, Profª Maria Ines, Juiz de Fora; Prof. Eliano, sdb; REcife; Pe. Ronaldo Zacharias, sdb, diretor do Pio XI. No fundo a Catedral de Trento onde se realizaram as discussões do Concílio.

Catedral de Trento

entrada do Castello del Buon Consiglio

Ma quanto sei bella Roma!!!!

22 de Julho de 2010 às 21:39 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (4)

Hoje tive o dia livre. Depois de uma viagem de 18 horas, pude descansar e tentar adaptar-me rapidamente ao horário italiano (temos 5 horas de fuso). Acordei com uma dia esplendoroso. Talvez nem fosse tão esplendoroso mas eu o vi assim. A primeira grande alegria do dia foi o reencontro com o amigo Giovanni Avena, diretor da Adista. Uma conversa que requeria muito mais tempo para atualizar tantas informações. Como era de se esperar o tempo foi pequeno mas iremos retomar quando voltar de Trento e nos reuniremos com toda a família. Gianni è daquelas pessoas que entram em nossa vida pra nunca mais sair. Depois fui caminhar debaixo de um sol escaldante, que fazia em poucos minutos voce ter a sensação de que tinha entrado em uma piscina de roupa. Mas nem isso me tirou o bom humor. Continuei andando quando, próximo a Basílica de São Pedro, olhei para os open bus, onibus de dois andares com a parte de cima descoberto, que giram pelos pontos turísticos de Roma. Olhei bem e me perguntei: por que não?…. Entrei no onbus paraa turista, afinal eu sou uma turista rsrsrs….. Fiz um passeio bellissimo, e posto as fotos aqui. Voltei para casa contentíssima, jantei com meus amigos dehonianos e saimos para finalizar a noite com um gelatto favoloso…..Amanhã começa nossa ida para Trento, partiremos no trem chamado Frecciarossa…… mas isso fica pro próximo post!

Pe. Jorge, Pe. Claudio Buss,Pe. Mario Marcelo e Pe. Anisio. Grandes amigos!!!

II Congresso Mundial de Teologia Moral – “Nos passos da história: de Trento para o futuro”

21 de Julho de 2010 às 21:49 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (1)

Já estou em Roma, hóspede na Casa Geral dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos). Na próxima sexta-feira, o Pe. Mario Marcelo e eu seguiremos rumo a Trento para participarmos do 2º Congresso de Teologia Moral. Esta segunda edição contará com 578 teólogos e teólogas participando. É uma rica experiência de partilha com tantas pessoas de todos os continentes refletindo sobre o futuro da teologia moral.

Estarei postando aqui as reflexões e informações sobre estes dias. Acompanhe!!!!!

“TODO ESTA GUARDADO EN LA MEMÓRIA, REFÚGIO DE LA VIDA E DE LA HISTORIA”

15 de Julho de 2010 às 22:51 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (1)

No final do semestre um de meus alunos do Pio XI, o argentino Ariel, me deu um grande presente. Me apresentou um poeta/cantor argentino, Léon Gieco. Me encantei com sua poesia e com seu compromisso de através da poesia e da música não deixar que a história caia no esquecimento.  Foi uma descoberta e ao mesmo tempo um reavivar da memória e da minha própria história. Posto algumas canções, mas a primeira “LA MEMÓRIA” é extraordinária.

REZANDO E PASSEANDO! JÁ É HORA DE VOLTAR!

3 de Julho de 2010 às 10:20 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (0)

Já estou em casa. Os últimos dois dias em Roma destinei para rezar e passear. Fui a Basílica de São Pedro agradecer por tantas coisas vividas nestes dias. Me detive nos túmulos dos papas sociais especialmente no de João XXIII e de Paulo VI. Tenho um carinho muito grande por Paulo VI, estudando os documentos, biografia e seu testamento, constatei que este papa trouxe para o coração do pontificado nossa gente simples da América Latina. Paulo VI teve a coragem de levar o Concílio Vaticano II ao seu término e enfrentou as duras consequencias que o vento do Espírito trouxe. Diante do túmulo de Pedro cumpri minha promessa de rezar por todos meus alunos. Foi um momento de profunda oração. No resto do dia passeei pelos lugares como uma turista. Fui a diversas livrarias procurando atualizar bibliografias dos meus cursos. Foi um dia de cansaço delicioso.  Agora terei alguns dias de férias em casa,. Gosto de ficar em casa e quero curtir esse tempo com minha comunidade. Posto algumas fotos desse dia.