Concluído o 2º Encontro dos Centros Latino-americanos de DSI

29 de Junho de 2010 às 22:25 por Rosana Manzini | Postado em: DSI
| Comentários (1)

Hoje, festa de São Pedro e São Paulo, concluímos o 2º Encontro dos Centros Latino-americanos de DSI. Durante todo o dia as comissões apresentaram suas conclusões e propostas sendo estas submetidas a aprovação do plenário. AAlgumas decisões foram tomadas, uma delas é um Seminário com o tema: “Inserção profunda na América Latina”. Este seminário formativo será destinado aos membros da Rede em janeiro de 2011 na Costa Rica. Nós do Centro León Dehon (CELDE) juntamente com o CEDSI, centro argentino, teremos 60 dias para colocar no ar o portal virtual desta Rede.

Estes dias de convivência com tantos companheiros dos diversos países, foram um renovado estímulo na tarefa que nos cabe.  Nosso CELDE sai fortalecido porque conta com tantos outros centros que acreditam e vivem essa aventura da formação e divulgação da DSI. Para mim este tempo veio confirmar uma opção de tantos anos atrás. Voltarei para minha terra com a clareza da missão que nos espera. Amanhã de manhã deixo o Salesianum e volto para a Casa Geral dehoniana onde teremos uma reunião sobre nosso Centro  de Taubaté. Depois…. é hora de voltar a caminhar pelas vielas romanas buscando na memória os belos tempos vividos.

Termino esse post com uma frase proferida hoje pelo Diretor do IMDOSOC, Dr. Manuel Granado: “ou se prega a Doutrina Social da Igreja ou não temos verdadeira evangelização”.

“RED LATINOAMERICANA Y CARIBEÑA DEL PENSAMIENTO SOCIAL DE LA IGLESIA / REDE LATINO-AMERICANA DO PENSAMENTO SOCIAL DA IGREJA

às 8:59 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (1)

Esta segunda-feira foi intensa e propositiva. Pela manhã tivemos conferência: “El discernimiento comunitário de lo social como actitud clave de actuación para la Red”, apresentada pelo Prof. Dr. Sergio Bernal Restrepo, sj. Padre Sergio foi meu professor de DSI e decano da Facoltà di Scienza Sociale da Pontifícia Università Gregoriana. Em continuação entramos nos trabalhos específicos da Rede. Após o almoço a Dra. Letícia Soberón, do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais nos apresentou uma conferência fantástica sobre: “Redes Eclesiales: características y experiencias”. Em seguida coube a mim apresentar o trabalho realizado pelo CELDE sobre uma plataforma virtual  que dá concretamente o start para o passo de colocar a Rede “no ar”. Trazer as discussões que estavam no plano teórico parqa o concreto ocasionou uma grande discussão. Passamos pela análise de conceitos, discordâncias busca de consenso etc. A primeira definição é o nome que passa a ser:  “RED LATINOAMERICANA Y CARIBEÑA DEL PENSAMIENTO SOCIAL DE LA IGLESIA  -  REDE LATINO-AMERICANA E CARIBENHA DO PENSAMENTO SOCIAL DA IGREJA” .

Os trabalhos só pararam para assistirmo o jogo Brasil X Chile. Assisti ao lado de 3 argentinos, um colombiano, 1 portorriquenho e 2 mexicanos…… claro, que somente eu gritava rsrs. Ver a vitória do time longe da minha gente foi muito estranho. A única vantagem é que eles não entendiam o que eu dizia kkkk.

Termina o Simpósio – Começa o Encontro Latino americano

27 de Junho de 2010 às 20:33 por Rosana Manzini | Postado em: DSI, IGREJA
| Comentários (0)

Ontem, por algum problema que desconheço, o acesso ao blog não era possível. Por este motivo não pude postar o dia de ontem sábado, comento agora. Ontem tivemos o último dia do simpósio. No início da manhã tivemos a esperada mesa-redonda com o Secretário do Pontificio Conselho Justiça e Paz e os diretores dos Centros de DSI. Alguns diretores representando os 5 continentes apresentaram a realidade de seu país e o tipo de trabalham que desenvolvem. Dom Mario Toso nos incitou a aprofundar os estudos e as ações já nos convocando para um próximo encontro. O Cardeal, Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, fez a última grande conferência, onde afirmou que a Caritas in Veritate deverá ser para este século o que a Rerum Novarum foi para o anterior. A necessidade do estudo da Doutrina Social da Igreja em todos os segmentos sociais se faz urgente. Na parte da tarde foram apresentados as conclusões do temas. Solenemente o simpósio foi encerrado com a missa presidida pelo Cardeal Turkson, Presidente do Conselho para a Justiça e Paz.

Hoje, domingo, após tirar a parte da manhã para descansar, deixei a Casa Geral dos Dehonianos e me transferi para o Hotel Salesianum onde as 16 hs teve início o 2º Encontro dos Centro Latino Americanos de DSI. Tivemos uma extraordinária conferência de abertura com o Dr. Guzmán Carriquiry, uruguaio e subsecretário do Pontifício Conselho para oa Leigos. Ele abordou o tema: “La integración continental y la vocación de la Iglesia al respecto. Dr. Guzman, fez primeiramente uma abordagem histórica latino americana mostrando a vocação de origem a ser a Patria Grande, como dizia Bolivar. Em seguida celebramos a Eucaristia presidida Pelo Cardeal Sorondo, Canciller da Pontifícia Academia para as Ciências Sociais.

Nosso grupo de trabalho é pequeno somos em 28 pessoas de quase todos os países da América Latina. Amanhã começam os trabalhos logo cedo, as 8 hs.

Mesa-Redonda dos Centros de DSI

Mesa-Redonda dos Centros de DSI

Encerramento - Cardeal Tarciso Bertone

Ecologia e Futebol !!!! Mais um dia em Roma!

25 de Junho de 2010 às 21:48 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (1)

O dia amanhece e o sol invade meu quarto. Apesar do barulho romano prefiro manter as janelas abertas, quero aproveitar esta visão bellissima o máximo que puder. Hoje tivemos greve de onibus e metro, algo muito comum aqui em Roma, mas isso não atrapalhou minha ida para o simpósio. Aqui a greve começa mais tarde !!! kkkkk.

No simpósio foi dia dos temas. Escolhi Economia e Ecologia. Foi um verdadeiro massacre. Foram 7 intervenções no período da manhã. Mal dava para processar as informações de uma e já tinhamos outra piccola conferencia.  Apesar de tudo, as informações trazidas por especialistas da área são realmente assustadoras. è necessário providências urgentes. Teremos, no final deste ano, uma nova reunião global sobre o meio ambiente. Será em Cancun, México. Vamos esperar, rezar e agir para que não seja mais uma tentativa frustada.

No período da tarde seria outro massacre 14 piccole conferencias em 4 horas e meia de trabalho, porém………………. o coração brasileiro gritou alto e voltei para casa para assistir junto com os padres brasileiros e portugueses a partida. Pelo que vi…. era melhor as 14 intervenções rsrsrs.

Amanhã será o dia D para nós. Teremos uma Mesa-Redonda dos diretores dos centros de DSI e o secretário do Pontificio Conselho Justiça e Paz, dom Mario Toso.O Pe. João Carlos (Pe. Joãozinho) e eu, estaremos representando, como presidente e diretora,  o CELDE (Centro de Estudos Léon Dehon), organismo da Faculdade Dehoniana.  Depois eu conto como foi.

As fotos de hoje

Esta é a casa dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, onde estou hospedada.

Coliseo. Foto tirada do onibus

com direito a telão!!!!

Pe. Mario Marcelo e Pe. Anisio honrando a "amarelinha"

Começou o Simpósio

24 de Junho de 2010 às 19:57 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (2)

Hoje, pela manhã, tivemos a abertura oficial do Simpósio. Foi uma manhã cheia de conferências, das quais saliento a de Dom Mario Toso, secretário do Pontificio Conselho para a Justiça e Paz e de Dom Sergio Lanza, da Pontifícia Universidade Lateranense. Na segunda parte da manhã, uma mesa redonda com representantes dos diversos continentes que fizeram um relato da recepção da encíclica Caritas in Veritate em seu continente.  A tarde tivemos a Cerimônia oficial de abertura do Simpósio com a presença do Cardeal Turkson, presidente do Pontificio Conselho de |Justiça e Paz e do prefeito de Roma entre outros.

Uma nota de alegria foi o reencontro com o pessoal da Rede Latino Americana que conheci no Mexico em janeiro. Formamos um grupo alegre e animado. Posto umas fotos do dia de hoje……. amanhã tem mais.

Grupo da Rede Latino Americana de DSI

Pe. Sergio Bernal, sj. Meu professor de DSI na Universidade Gregoriana

um momento do Simpósio

Roma, a cidade eterna

23 de Junho de 2010 às 20:36 por Rosana Manzini | Postado em: fé x vida
| Comentários (3)

Finalmente chegamos! Depois de 16 horas de voo, passando por Lisboa, chegamos ao nosso destino. Roma tem sabor de casa. Vivi aqui nos anos 1991 a 1993, quando vim para estudar teologia moral, principalmente me especializar em Doutrina Social da Igreja. Essa foi uma tarefa à mim confiada pelo bispo de Mogi das Cruzes, Dom Paulo Mascarenhas Roxo, hoje bispo emérito. Posso afirmar que aqueles anos marcaram definitivamente a minha vida. Aprendi a conhecer e a amar esta cidade. Sempre que volto aqui minha memória torna presente cheiros e sabores marcados por alegrias e lágrimas.

Estou hospedada na Casa Geral do Padres do Sagrado Coração de Jesus. Meu quarto tem uma vista privilegiada. Da janela vejo “il cupolone” da Basílica de São Pedro. Nesses dias estarei por lá rezando por todos que amo, pela nossa gente sofrida e pela missão a mim confiada. Rezo também por todos meus alunos, razão fundamental de minha missão.

Amanhã, pela manhã, começa o Simpósio promovido pelo Pontificio Conselho Justiça e Paz. Como local primeiro estaremos reunidos na Pontifícia Universidade Lateranense. ao lado da Basílica di San Giovanni in Laterano.  uma das principais basílicas de Roma. Nesta basílica está o túmulo de Leão XIII, o papa que publicou a primeira encíclica socia,l a Rerum Novarum.

O cansaço se faz sentir, os olhos teimam em querer ……. continuo amanhã!

esta é a vista da minha janela

VII Simposio Internacional de Profesores Universitarios sobre el tema “Hacia una economía al servicio de la familia humana: persona, empresa, instituciones”, Roma 24-26 de junio de 2010

22 de Junho de 2010 às 0:46 por Rosana Manzini | Postado em: DSI, IGREJA, SOCIEDADE
| Comentários (0)

Depois de um tempo distante devido a muitos compromissos acadêmicos e pastorais, volto para partilhar com voces uma nova e grande experiência. Em janeiro último estive na Cidade do México a convite do Instituto Mexicano de Doutrina Social Cristã (IMDOSOC) participando da criação de uma Rede de Centros Latino Americanos de difusão da Doutrina Social da Igreja. Representei o Centro de Estudos Léon Dehon (CELDE), do qual sou diretora. O CELDE tem como escopo a investigação, difusão, formação e capacitação em Doutrina Social da Igreja. Destina-se aos agentes que atuam nos campos políticos, sociais e pastorais, buscando através do conhecimento e aprofundamento da DSI, respostas e luzes para a construção de uma sociedade mais humanizada.

Participou deste encontro Dom Mario Toso, secretário do Pontifício Conselho Justiça e Paz, que nos convidou para participarmos de um Simpósio que trataria de uma aprofundamento da encíclica de Bento XVI Caritas in Veritate . Chegou a hora! Amanhã estarei partindo para Roma para participar deste Simposio que terá como tema: Hacia una economía al servicio de la familia humana: persona, empresa, instituciones”. Aproveitando este momento, a RED DE CENTROS DE DOCTRINA SOCIAL CRISTIANA DE AMÉRICA LATINA, promoverá seu 2° ENCONTRO  em ROMA, 27 – 29 junio.  Os trabalhos serão norteados pelo tema: “Construyendo la solidaridad con eficacia y visión”


Diariamente estarei postando informações, comentários e curiosidades. Acompanhe com seu comentário,suas  perguntas…  Un grande abbraccio a tutti!!!